segunda-feira, dezembro 11, 2006

Carros

Já falei de gajas, já falei de surf e para ser um blog a sério, só me falta falar de carros... lol Não, estava a brincar, já tenho saudades do meu carro e de conduzir, estar dependente dos transportes públicos é péssimo!!! Gostava de descrever um pouco os estranhos gostos havaianos pelos carros.
Em conversa com os brasileiros que conheci disseram-me "porque você não comprou uma carro de $300 quando chegou? Ia durar os 2 meses que você está aqui e depois abandonava no aeroporto..." ya! E documentos? "Que documentos que nada... ninguém manda parar você, todos os brasileiros fazem isso!" Não sei se é coincidência ou não, mas hoje no jornal vi que o Mr. Eko da série Lost que é filmada aqui no Hawaii, foi apanhado esta semana a conduzir sem carta...
Por falar em Lost, estive um bocadinho assim de os ver... fui agora ao Shopping Mall e eles tinham a base parada no parque de estacionamento com uma data de caravanas, mas infelizmente estavam nas montanhas a filmar. É pena!
Para começar, na sua grande maioria compram carros de 2 nacionalidades: americanos (Mustang, Ford, Chevrolet, Buick, Chrysler, Dodge, Pontiac, entre outros) ou japoneses (os grandes Toyotas e Hondas, Nissan, Mazda, Mitsubishi). Não vi nenhum Honda Jazz!
Carros europeus vi alemães, praticamente só BMW e Volkswagen Beetle e não são muitos.
Relativamente aos modelos há 4 tipos: normais, os descapotáveis, os jipes ou pickups e os monovolumes. Os carros normais são para as pessoas normais ou que não ganham muito. Algumas famílias optam por carrinhas. Os mais endinheirados compram um monovolume. Até aqui tudo bem, o problema é que é uma minoria! A grande maioria das pessoas têm jipes ou pickups. Vêem-se bastantes Big Foot na estrada, inclusivé vi uma senhora assim já com mais alguns anos, ao volante de um bicho enorme que é quase necessário ter um escadote para entrar lá para dentro! Enfim! Os todo-o-terreno até dão jeito, especialmente os que têm caixa aberta, porque a maior parte das pessoas fazem surf e é fixe para levar a prancha.
Depois há os cromos que andam de descapotável, e como não podia deixar de ser... com a música aos altos berros para toda a gente ouvir. Quase sempre hip-hop, reggaeton ou outra foleirada qualquer. Tunnings há uns quantos e os carros são o auge. Muitos deles são Big Foot cheios de extras, cores e o típico autocolante das chamas! Os mais engraçados acabam por ser os carros normais cheios de neons, motores à mostra e pinturas extravagantes. Parece quase o Wacky Races! Hihihihi!
Quanto à segurança, de carro é obrigatório usar cinto de segurança, mas numa pickup podem levar todos os que quiserem lá atrás... será ainda escusado de dizer que quem anda de mota não usa capacete!!! O trânsito é muito confuso, as pessoas passam riscos contínuos duplos para virar à esquerda, para virar à direita não é necessário parar nos semáforos... é de loucos e estamos num sítio pequeno, faço ideia numa grande cidade do continente.
Vi também bastantes motoqueiros a passear ao fim-de-semana a mostrar a sua Harley; o motocross também deve ser bastante comum, pois vi também muitas motas a reboque de jipes.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

<$BlogBacklinkControl$> <$BlogBacklinkTitle$> <$BlogBacklinkDeleteIcon$>
<$BlogBacklinkSnippet$>
posted by <$BlogBacklinkAuthor$> @ <$BlogBacklinkDateTime$>

<< Home