domingo, dezembro 10, 2006

Concerto de U2 e Pearl Jam

Sábado foi dia de concerto no Aloha Stadium, um estádio de baseball. Enorme no seu todo, no entanto o espaço do relvado não é muito extenso, as bancadas são quase verticais, o que dá a sensação de estar tudo em cima do acontecimento. Os U2 eram para ter tocado aqui em Abril, mas morreu um parente de algum deles e decidiram passar para o último concerto da tournée, o concerto 131. Juntando o último ao agradável, os Pearl Jam decidiram acabar o tournée deles também aqui no Hawaii e juntaram os concertos. As expectativas eram altas! Era um concerto que não podia perder!
Apesar de tudo já me tinham avisado que o público americano era uma porcaria, que havia cadeiras no relvado... e que eles revistavam a sério e não podíamos levar pistolas para provocar desacatos caso o concerto corresse mal... lol estou a brincar... não podíamos levar máquina fotográfica, aliás como podem ver logo no bilhete! Pelo sim pelo não, tomei a pior decisão (como sempre) e não levei a máquina. Devo ter sido o único, mas o Rui tinha o telemóvel, tirou algumas e disse que depois mandava.
Mas comecemos pelo princípio. Marquei um churrasco com os brasileiros antes do concerto para o warm up. Frango no churrasco, dvd dos U2 a passar no computador, muito porreiro.
Entretanto comecei a ficar em pulgas e lá para as 18h a mulher do Rui foi-nos levar ao estádio. Ficámos de nos encontrar com o Márcio lá dentro.
1º a entrada no concerto é uma verdadeira desorganização. Eu e o Rui tínhamos bilhetes diferentes, eu no relvado e ele quase no topo do mundo. Tanta treta com as portas onde podíamos entrar e no fim entrámos pela mesma porta, não fomos revistados, lá dentro tínhamos acesso a todos os lugares na mesma! Pior, os bilhetes não são controlados electronicamente, mas sim pelo olho de falcão do empregado e da sua lanterna!!! Que país é este que está (supostamente) tecnologicamente 10 anos mais avançado que o resto do mundo? Até o Tony Carreira dispõe dos torniquetes quando toca no Pavilhão Atlântico! É nestas altura que tenho pena de não acreditar em Deus ou ser católico para poder dizer "Meu Deus..." "Minha Nossa Senhora", mas sempre posso dizer "C'a breca", "Com mil coriscos" ou até "Mil milhões de macacos" (do nariz).
O 2º passo era tentar meter o Rui no relvado para não vermos o concerto separado. Fácil demais. Entrei, dei a volta, encontrei-o na bancada, cumprimentei-o com um valente bacalhau e toma lá o bilhete. Ele entrou normalmente!
Bom, a 1ª banda a tocar foi o manager dos U2, Rocco Reedy and the Devils. Os velhotes tocavam um rock jeitoso! Bastante audível!
A seguir entraram os ENORMES PEARL JAM! O Eddie entrou com uma t-shirt preta que dizia "Eddie would go" em memória a Eddie Aikau.
O som começou logo mal... bem pior que a banda anterior. Depois de um concerto de quase 3h no fim-de-semana passado, o maior dos últimos tempos, e de um concerto surpresa em Waimea durante a semana na abertura do festival de surf de ondas grandes da Quicksilver, estava à espera de pelo menos umas 2h de concerto potentíssimas. Errado, só tocaram uma hora e não tiveram direito a encore. Foram tratados como uma banda banalíssima enquanto eu esperava quase como que uma parceria de 2 grandes bandas! Que falta de respeito para com os fans! À parte disso, o som melhorou um bocado (ou os meus ouvidos habituaram-se) e foi uma hora potentíssima. Não me lembro de todas, mas o concerto começou com a introdução do Once, tocaram Crazy Mary, Even Flow, Given to Fly, Evolution, Better Man, Alive, umas duas músicas que eu não conhecia de albuns mais recentes e tocaram uma música de um havaiano chamado IZ, Hawaii 78. Este senhor pesava uns 300kg (só vem comprovar a minha teoria), já bateu a bota e se não me engano foi o criador da famosa música "Twinkle twinkle little star"! A música que tocaram era espécie de diálogo com os deuses onde falava sobre a preservação e o respeito pelo mar e pela terra... quem me explicou isto foi o Rui que eu não conhecia.
Entretanto acabou o concerto e encontrámos o Márcio, o outro brasuca.
A 3ª e última banda a entrar foram os U2. 47000 pessoas a aplaudir de pé, o Bono entra com uma bandeira enorme dos USA. Som excelente! Afinal o público americano não era assim tão mau, mas contavam-se os havaianos pelos dedos das mãos, era quase tudo estrangeiros e americanos do continente.O palco era uma coisa como nunca tinha visto: era gigante e tinha 1 pontão de cada lado que vinham até 1/3 do relvado; atrás tinha uma ecrãn dinâmico com cerca de 100mt de altura, onde ora passavam imagens do próprios espectáculo ora faziam animações, os blocos deslizavam e surgiam holofotes por detrás que apontavam para os músicos e para o público. Já fui a muitos espectáculos e nunca tinha visto nada assim! Fiquei esclarecido: é a maior banda do mundo e arredores. Só faltou o fogo de artifício a sair por cima das bancadas!
O concerto foi constantemente um apelo à paz, à coexistência das religiões, pelos direitos humanos... fizeram uso do seu poder para apelar à paz! Claro que momentos altos do concerto foram o "One" onde o Bono pediu para ligarmos os telemóveis como se de uma árvore de Natal se tratasse e apelou pela causa da Sida e da pobreza, especialmente em África, e o "Sunday Blooddy Sunday"onde com uma fita na cabeça com esta mensagem:

O sonho de qualquer músico é tocar com a sua banda preferida. Houve um caramelo qualquer do público que pediu ao Bono para tocar orgão numa música e ele deixou. Tocou a música do princípio ao fim sem erros (pelo menos que se notasse muito). Outras pessoas do público foram puxadas para o palco.

2 encores e, no último, aparecem com o vocalista do Green Day Billie Joe Armstrong e tocaram o "The Saints are Coming". Em seguida, o momento que todos esperavam (pelo menos eu esperava), entraram o Eddie Vedder e o Mike McCready para tocarem o "Rockin'in a free World" do Neil Young. Já o tinham feito juntos na Austrália e voltaram a repetir. Espectacular, belo momento! Depois mais uma dos U2 e acabou!

Já não havia autocarros para Kaneohe, estava a pensar fazer tempo em Waikiki até às 6h da manhã ou apanhar um táxi que me ia sair carote. O Rui trouxe-me a Coconut!!! 5 estrelas! Valeu cara, caíu do céu! Salvou-me o dia seguinte! Se tenho ficado a beber copos em Waikiki nunca iria a Hanauma Bay como estava a planear.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá meu nome é Mauricio Jr moro na cidade de Ribeirão Preto estado de São Paulo, vc pela escrita deve ser português :) muito prazer... eu li seus comentarios a respeito do Show do Pearl Jam, pois curto muito os caras... inclusive fui ao show de 2005 em São Paulo! Cheguei ao teu texto mais precisamente por estar procurando informações sobre Israel Kamakawiwo'ole, pois tb não conhecia até então e achei muito interessante as letras e as musicas desse falecido hawaiano... vc tem mais informações sobre esse musico, pois o que sei que ele faleceu acho com 37 anos devido a obesidade e peguei alguns mp3 na net, será que ele é simbolo ou referencia ai no Hawai? Se tiver alguma informação vc pode me mandar, se não for muito incomodo? Ah, vc tem fotos do show? Muito obrigado. mauriciocardosojr@yahoo.com.br

3:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou impressionada com teu blogg. Entrei meio que "perdida" e não consegui sair até conhecê-lo todo. Deve ter sido uma experiência incrível. Paisagens, fotos, trabalho, experiências, concertos... enfim... por alguns instantes estava no Hawai. Se tiveres mais fotos interessantes podes enviar para: katia.viola@hotmail.com

11:20 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

<$BlogBacklinkControl$> <$BlogBacklinkTitle$> <$BlogBacklinkDeleteIcon$>
<$BlogBacklinkSnippet$>
posted by <$BlogBacklinkAuthor$> @ <$BlogBacklinkDateTime$>

<< Home