segunda-feira, outubro 16, 2006

E ao 3º dia a Terra tremeu!!!


Este é um post especial, não vou colocar fotos, vou descrever um episódio. Quem não tiver paciência que passe à frente!
Pouco passa das 6h00 da manhã, já há claridade a entrar pelo dormitório dentro. Não há estores nem cortinas. Acordo de 10 em 10min., umas vezes porque o frigorífico dispara a refrigeração neste meu quarto/sala/cozinha, outras por causa da luz, mas sempre com vontade de dormir mais um pouco. Apesar de tudo, parece que aqui não me custa levantar cedo, tem sido assim todos os dias e tenho-me dado bem. Quando me canso de rebolar na cama, levanto-me e vou tomar o pequeno-almoço.
Mas hoje foi diferente! No meio do acorda e adormece, eram umas 7h15m quando acordo sobressaltado. O Steve tinha-me dito que aqui em frente há uma base militar e que se costuma ouvir e ver aviões grandes a descolar e a aterrar. O dormitório estremeceu todo e eu pensei que tinha sido um desses aviões a fazer uma razia aqui a coconut… no entanto havia qualquer coisa de errado nisto, porque o som não se foi afastando! Levantei-me da cama, olhei pela janela e não vi avião nenhum. Eis que me veio à cabeça tinha sido um tremor de terra. Ok, porreiro, já passou. Fui-me deitar outra vez. Ainda estive a pensar nisto um bocado, tipo 10seg. e voltei para a minha almofada.
Pensei que era normal, pois estamos num hotspot de vulcões, os alarmes sonoros da base militar não ecoaram… pensei que era tudo normal.
Quando realmente fiquei farto de me rebolar na cama e de lutar contra a claridade, levantei-me, tomei o pequeno-almoço e ia preparar-me para ir ao lab fazer um pcr quando vejo os poucos habitantes da ilha de um lado para o outro e algo atarefados. Falei com a francesa, a Fréderic, e ela disse-me que estava a tentar pôr as bombas dos tanques a funcionar, para eu pegar nas minhas coisas, ir avisar o pessoal do outro dormitório e irmos para o edifício central porque poderia haver risco de Tsunami! “Olhó Tsunámi, fesquinho”, pensei eu! “Disparate Tsunami…” “Realmente é possível e provável” “Então e as sirenes e todos os aparatos de segurança e paranóias úteis que os americanos fazem sempre por fazer cumprir?”
Peguei na mochila com o meu disco externo, documentos, dinheiro, impermeável, lanterna e canivete (até pareço o MacGyver dos tempos modernos) e fui ver do outro pessoal. Estavam todos a volta do rádio a ouvir as notícias. Tremor de Terra com intensidade 6,5 na escala de Richter, a norte de ilha do Hawaii (denominada Big Island) sem sinal de Tsunami. Não há danos aparentes, excepto um hospital nessa ilha que sofreu uma treta qualquer na estrutura. Bem, quer dizer… todo o arquipélago está sem electricidade, sem rede de telemóvel porque entretanto toda a gente se lembrou de telefonar, Internet… não me tinha apercebido disto porque no meu dormitório há electricidade. Parece que é o único que está ligado ao gerador!!! Lol!
Entretanto apareceu um gajo de boxers, com ar que ainda estava a dormir, a coçar a micose e a perguntar “What’s up?”. Nem deu pelo sismo!!!
Afinal o paraíso também tem uns diabos à solta que de vez em quando fazem das suas… já vi baratas no duche do balneário, formigas a devorarem-me o caixote do lixo e tudo o que deixo fora do frigorífico, há armadilhas para ratos por toda a ilha e agora um terramoto!!! Só ainda não vi o Paulo Portas!
Visto não haver electricidade e Internet, não tinha condições para trabalhar… solução: como não havia risco de Tsunami, toca a ir fazer uma apneia para descontrair!
Tudo calmo! À tarde fui a Kailua Beach, mas estava a chover e até tive frio, mas não muito confesso!!!
De volta a Coconut, pensei que ia ter um resto de um dia descansado, que as comunicações iam voltar… mas errado! Como era o único dormitório com electricidade, toda a gente veio aqui parar. Depois já se sabe como são os estrangeiros, trouxeram sacos e sacos de bebidas, cervejas, vodkas, vinho, ao qual juntei música e acabámos por fazer uma festa e a brindar ao “Earthquake”. Acabei de saber há pouco, parece que houve feridos, mas nós aqui não sabíamos de nada!!! Estivemos isolados do mundo e até troçámos um pouco por provavelmente sermos os últimos no arquipélago a ter novamente electricidade e comunicações!!!
Ainda perguntei ao escocês se ele tinha falado com alguém da família e ele tinha dito que sim e que na Europa não sabiam de nada!
Enfim, tudo não passou de um susto, mais para os que aí estão do que para mim. E a aventura continua!!!

2 Comments:

Blogger nuno said...

tás no havaii? ah, campeão!
apanha o avião pá costa e vem mais eu ali a vegas! alinhas?

grande abraço!
nuno peixeiro

4:04 da tarde  
Blogger Luis Saraiva said...

Bem Gonçalo,
que posso dizer? aproveita bem isso miudo, porque nao vai ser muito tempo e esse corre que nem os quenianos. Essas experiencias do tsunami e da segurança do aeroporto (apesar de as vezes nao darmos por ela) mudam mais coisas em nos do que aparentam...
desejo-te boa sorte, sucesso e que te divirtas e a ver se no natal nos encontramos em evora pa jantarada se por la estiveres
ABracos

1:16 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

<$BlogBacklinkControl$> <$BlogBacklinkTitle$> <$BlogBacklinkDeleteIcon$>
<$BlogBacklinkSnippet$>
posted by <$BlogBacklinkAuthor$> @ <$BlogBacklinkDateTime$>

<< Home